Cinco Minutos com Jesus

terça-feira, 28 de junho de 2011

Almoço Porco a Paraguaia - Notícia do Diário do Oeste

RAUL MARQUES
Jornal DiáriodoOeste.

Com o objetivo de angariar fundos para a construção da nova sede em Luís Eduardo Magalhães, a Congregação São Lucas da Igreja Evangélica Luterana do Brasil realizou, neste domingo, 19, almoço festivo que contou com a participação de mais de 1.000 pessoas, no Centro de Convenções Nossa Senhora da Aparecida. O cardápio do evento foi porco à paraguaia, com muita salada, preparado pelos 120 membros da congregação.
O pastor Nazareno Degem, que comanda a igreja na cidade, disse estar entusiasmado pela participação de toda a comunidade no evento. “Estamos crescendo e participando cada vez mais da nossa cidade. Com a construção da nossa igreja, teremos mais espaço para aumentar nossa ação social na comunidade”, disse.
A nova sede da Igreja Luterana em Luís Eduardo Magalhães será construída na Rua Espírito Santo, quadra 78, no Mimoso 2. Os cultos são realizados naquele local, em dias alternados. Nas primeira e terceira semanas de cada mês, acontecem aos domingos, às 8:30h; nas segunda e quarta semanas, os cultos são realizados aos sábados, às 19:30h.
O pastor Nazareno Degem é mais um que defende a participação ecumênica de todas as igrejas e congregações na solução de problemas de Luís Eduardo Magalhães. “Não importa o credo ou a igreja. É muito importante a participação de todos do ponto de vista cristão para que haja uma sociedade mais justa, mais sincera, mais humana, mais cristã”, disse Degem.
Capixaba, nascido em Domingos Martins, e com passagem por importantes cidades brasileiras, tal qual Joinville, em Santa Catarina, Nazareno Degem informou que no próximo dia 24 a Igreja Evangélica Luterana do Brasil estará comemorando 107 anos da chegada dos primeiros missionários ao País, em São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, para a evangelização. “A data será comemorada em todas as congregações”, disse. Mais de 250 mil pessoas formam hoje a Igreja no Brasil.

terça-feira, 21 de junho de 2011

LUTERANOS NO BRASIL

Luteranos no Brasil

Muito cedo, luteranos aportaram no Brasil. Já em 1532, o filho de um amigo de Lutero, Heliodoro Eobano, desembarcou em São Vicente, SP, onde professou sua fé.
Origem da IELB
Em 1817, o governo da Prússia, o maior estado alemão, impôs a união de luteranos e reformados calvinistas. Muitos não aceitaram essa imposição, formando igrejas puramente luteranas em toda a Prússia. Dessas igrejas independentes, alguns emigraram para o Novo Mundo, formando igrejas de cunho marcadamente confessional.  
Luteranos dessa tendência, da Igreja Luterana Sínodo Missouri dos Estados Unidos, vieram para dar assistência a emigrados alemães luteranos no Brasil. Originada das igrejas luteranas independentes confessionais, essa se tornou uma característica marcante na história da IELB. Na sua literatura teológica e devocional, nos temas de suas conferências e convenções, essa tem sido a ênfase mais presente.
A maior parte dos alemães que emigraram ao Brasil no século XIX fixaram residência no Rio Grande do Sul. Aí organizaram-se, de acordo com a sua origem, em luteranos, reformados ou unidos. Em 1886, fundou-se o Sínodo Rio-Grandense, sob a liderança do Rev. Wilhelm Rotermund. Em 1968, esse Sínodo, com o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados da América do Sul (1905), a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná (1911) e o Sínodo Evangélico do Brasil Central, formaram a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A IECLB registra atualmente 700 mil membros.
Começando o trabalho
A pedido do pastor Johann F. Brutschin, de Novo Hamburgo, RS, a Igreja Luterana - Sínodo de Missouri dos Estados Unidos enviou ao Brasil o pastor Christian J. Broders. O pastor Broders tinha a tarefa de investigar a possibilidade missionária no Brasil. Ele começou o trabalho na localidade de São Pedro, município de Pelotas, Rio Grande do Sul. Aprovado o trabalho, logo chegaram outros missionários.
Broders fundou, no dia 1° de junho de 1900, com 17 famílias, a Comunidade Evangélica Luterana São João, em São Pedro, a 40 km de Pelotas, RS, a primeira igreja da IELB no país.
Em 1904, no dia 24 de junho, foi fundada, em São Pedro do Sul, perto de Santa Maria, RS, com a presença de 14 pastores, um professor e 10 leigos, representando 10 congregações com aproximadamente três mil membros, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

O trabalho pioneiro cresceu e em 2007 registrou 233 mil membros batizados na Igreja. A partir de trabalhos missionários da IELB, a igreja luterana chegou ao Paraguai e Portugal - hoje nossas igrejas irmãs - e que colaboram com a missão em diversos países enviando pastores.
                                         Fonte: site da IELB – www.ielb.org.br

SANTISSIMA TRINDADE

Cremos no Deus Triúno

Os cristãos creem, ensinam e assumem a sua fé em um Deus triúno, Pai, Filho e Espírito Santo. Três pessoas distintas, mas um só Deus.
E esta fé na existência de um Deus triúno é baseada na Bíblia, a Palavra de Deus. Em uma passagem do evangelista Mateus, em que é relatado o Batismo de Jesus, podemos ler o seguinte acontecimento:
“Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre ele. E do céu veio uma voz, que disse: —Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!” (Mt 3.16-17). Este texto bíblico fala de Deus Pai, pela voz que vem do céu, fala de Deus Filho, que é Jesus sendo batizado, e fala de Deus Espírito Santo, na forma de uma pomba.
Deus Pai, a primeira pessoa da santíssima trindade, é o Criador e Mantenedor de todas as coisas. Deus Filho, Jesus Cristo, a segunda pessoa da santíssima trindade, é o salvador e redentor de toda humanidade, que se entregou para morrer e ressuscitar em nosso favor. Deus Espírito Santo, a terceira pessoa da santíssima trindade, é o santificador e consolador. Três pessoas distintas, mas um só Deus.
Entre as características mais importantes deste Deus, podemos citar o amor pela humanidade. Deus ama todas as pessoas e estas podem estabelecer uma relação pessoal com ele. Tudo o que Deus fez e está relatado na Bíblia foi e é feito em favor de seus filhos e filhas. A obra da criação, a providência da salvação, sacrificando seu próprio Filho, o consolo, tudo em favor das pessoas. Pertencer ao Deus Triúno é um privilégio que ele nos dá pela fé, por amor e misericórdia. Sejamos sempre gratos por isso.
Oremos: Ó Santíssima Trindade, cremos em ti e tudo que somos e temos pertence a ti. Declaramos abertamente esta nossa fé no Deus Triúno. Entregamos nossas vidas em tuas mãos. Realiza em nós e através de nós a tua santa vontade. Em nome de Jesus, nosso Salvador. Amém.

Pastor Wanderley Maycon Lange

Cinco Minutos com Jesus

PENTECOSTES

O Espírito nos ensina a verdade


Em geral as pessoas não gostam de viver sozinhas. Há momentos em que sentimos muito a necessidade da companhia de alguém. Por isso nossa vida é preenchida com pessoas, idéias, planos e sonhos que nos auxiliam a enfrentar as mais diversas situações.
Jesus estava com os seus discípulos, mas chegara o momento em que tinha que voltar para o Pai. Justamente agora, depois de três anos com eles, já havia uma afinidade, uma relação de confiança e compromisso. Os discípulos se entristeceram com a notícia. Ficariam sós! Não teriam mais o diálogo frente a frente com o mestre.
Entretanto, Jesus disse que eles não ficariam órfãos, e prometeu enviar o Consolador, o Espírito Santo, com a finalidade de acompanhar os discípulos e a Igreja de todos os tempos. Diz Jesus: “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus” (Jo 16.8).
O Espírito Santo tem feito isso até os dias de hoje. Seu papel é ensinar a todos a respeito da verdade. Jesus mesmo menciona isso ao afirmar que “quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer” (Jo 16.13).
Hoje, quando celebramos o dia de Pentecostes, o fazemos na certeza de que a verdade sempre é revelada a nós, especialmente a verdade a respeito da Salvação em Cristo Jesus. Os líderes cristãos anunciam sobre o amor de Deus para com todos e o Espírito Santo nos faz compreender e crer nesta verdade. Queira Deus que mais pessoas reconheçam os seus erros, confiem na graça de Deus e sejam instrumentos de justiça e paz para todos.
Oremos: Querido Deus, obrigado por teres me revelado a tua verdade. Mostra-me sempre o caminho da justiça e paz. Amém.

Pastor Waldyr Hoffmann

Cinco Minutos com Jesus

sexta-feira, 3 de junho de 2011

100 milhões de Bíblia

Emoção marca a produção da Bíblia de número 100 Milhões


O dia 26 de maio de 2011 entrou para a história do Brasil e do mundo. Nessa data, mais precisamente às 16h, foi alcançada a marca mundialmente inédita de 100 milhões de Bíblia produzidas pela Gráfica da Bíblia, existente desde 1995, em Barueri (SP).

Um dispositivo digital foi instalado nas máquinas da unidade de encadernação para fazer a contagem regressiva até o tão esperado centésimo milionésimo exemplar. A Bíblia símbolo dessa marca foi justamente uma edição comemorativa, alusiva a essa conquista. A publicação é composta por duas traduções: a Tradução Brasileira, uma tradução histórica, de 1917, a primeira a ser feita totalmente no Brasil, e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje, tradução pioneira, lançada no ano 2000, responsável por trazer o conteúdo bíblico em uma linguagem mais simples e fácil de ser compreendida pela população brasileira.

Cerca de 100 pessoas acompanharam o emocionante momento, entre elas funcionários da organização e membros da Diretoria da SBB, além de jornalistas e lideranças religiosas. Todos aplaudiram e se uniram em oração para agradecer a Deus por sua Palavra. “Trata-se de um momento histórico. Celebramos hoje os 100 milhões de Bíblias que Deus nos concedeu para a semeadura de sua Palavra a todas as nações”, disse emocionado o presidente da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Adail Carvalho Sandoval, complementando que “a história da Gráfica da Bíblia é também a história de nosso País, que queremos evangelizar e abençoar com a glória de Deus”.

O diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer, prestou uma homenageou a todas as pessoas e profissionais envolvidos no trabalho de produção bíblica, desde a inauguração da Gráfica da Bíblia, há 16 anos. “Todos tiveram papel fundamental para que chegássemos a esse número. Mas esse feito, alcançado em tão pouco tempo, não é nosso. É de Deus. A Bíblia nos mostra em diversas passagens que Deus sempre multiplica o que a ele interessa. E Deus quer que esta boa notícia seja abundante, para fazer brotar e espalhar seu perdão e amor”, ponderou.

O secretário de Comunicação e Ação Social da SBB, Erní Seibert, reiterou a extrema felicidade e gratidão a Deus. “Quando a Gráfica foi inaugurada, nenhum de nós imaginava que esse momento abençoado chegaria tão rápido. É hora de agradecer e reverenciar a difusão da Palavra de Deus.”

Aqueles que estão diariamente envolvidos na produção bíblica sentem orgulho de sua contribuição direta para o alcance dessa marca histórica. Entre eles está Ednaldo Alves da Silva, um dos mais antigos colaboradores da Gráfica da Bíblia: “É uma emoção muito grande fazer parte desse grandioso trabalho e obra de Deus. Agradeço a Deus por participar desse importante momento”, disse durante a cerimônia.
Fonte:  http://www.ielb.org.br/noticias

Monumento e Primeira Templo da IELB

Monumento na 1ª Comunidade Luterana do Brasil, CEL São João, São Pedro, Morro Redondo.

image

Luterana do Brasil, depois da reforma nas estruturas e pintura.

image

image

Fonte: http://presidenteielb.blogspot.com/