Cinco Minutos com Jesus

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

image   Páscoa – Jesus está vivo!

   Jesus está vivo! Quantas pessoas vivem como se ele ainda estivesse morto? Quem  crê que o Senhor vive, é capaz de colocar em prática a sua fé em favor da vida. A ressurreição de Cristo é vida plena para nós que convivemos com pessoas marcadas pela morte. Deus quer que todos vivam em paz, justiça, dignidade e esperança com alegria.

Você Crê que Jesus Ressuscitou? Paulo lembra que esta é a base da Fé cristã. Também você e eu somos chamados a testemunhar, como Pedro e os demais Apóstolos o fizeram: Ousados e confiantes. Sem medo, mas com todo amor e fervor.

Cristo vive, Aleluia! Ele é a nossa vida, aqui e na eternidade! Esta é a mensagem anunciada para todo o povo. Crer nela transforma-nos em portadores de esperança e de alegria. Sem a mensagem da Cruz e do Túmulo vazio, o mundo murcha.

Jesus é o Senhor de Todos! Ele ressuscitou para trazer vida plena para todas as pessoas.

Que ao comemorarmos a Páscoa, possamos celebrar a vitória sobre a morte, possamos celebrar a vida que Cristo garantiu para todos, pois, ele é o Senhor de Todos.

Louvemos a Deus pelo seu imenso amor! Amém!

JESUS_12

      Oração: Ó Deus, Pai de toda a misericórdia e rico em compaixão, nós te louvamos porque nos ofereces a   opor tunidade de celebrar a ressurreição do teu filho Jesus Cristo, nosso Salvador. Tu o entregaste ao sofrimento amargo e à morte de cruz para a nossa redenção. Tu não o deixaste na morte, mas o ressuscitaste e, assim, nos libertas do poder da morte, do diabo e do inferno. Ajuda-nos para que toda a tristeza e medo provocados pela morte e seus sintomas sejam cobertos pela alegria que vem da vida de teu Filho. Porque ele vive, nós também viveremos. Amém

sexta-feira, 8 de abril de 2011

RETIRO DE CARNAVAL 2011

Nos dias 06,07 e 08 de março os jovens de Luis Eduardo, Barreiras e Baianópolis estiveram reunidos num maravilhoso retiro. Tivemos momentos de estudo, devoção, louvor, esporte e noite artistica. Vejam algumas fotos.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

AGORA VOCÊ PODE OUVIR MENSAGEM TODOS OS DIAS

Agora em nosso blog ouça Mensagens de Cinco Minutos com Jesus da Hora Luterana. É simples é só clicar no link ouça agora  que esta abaixo do endereço e ouvir.

SÍMBOLOS DA PÁSCOA

clip_image002A CRUZ

Todas as religiões e ideologias têm seu símbolo visual que exemplifica um aspecto importante da sua história ou crença. O Cristianismo adotou como símbolo visual um dos símbolos da época da Paixão e Páscoa: a cruz. Já a partir do segundo século, os cristãos desenhavam, pintavam e gravavam a cruz como símbolo visual de sua fé e também faziam o sinal da cruz em si e nas outras pessoas que criam em Jesus.

            A escolha da cruz como símbolo é surpreendente quando lembramos do horror com que era vista a crucificação no mundo antigo. O apóstolo Paulo tinha conhecimento disso quando escreveu: “Certamente a palavra da cruz é loucura...” Como alguém em seu juízo perfeito poderá adotar um Senhor, um Salvador que é morto numa cruz, que não consegue salvar-se nem a si mesmo?

            A escolha da cruz como símbolo está baseada na sua centralidade nos propósitos do próprio Cristo. Para nós, cristãos, a cruz não é ridícula, nem vergonhosa, nem loucura. É o sinal claro e visível do amor de Deus pela sua criação, por cada um de nós. Através do sofrimento e morte de Jesus Cristo na cruz é que nós fomos resgatados por Deus das garras do pecado e da morte.

            Além da cruz, que é um símbolo bíblico, encontramos ainda muitos outros elementos simbólicos populares que são associados à Páscoa.

clip_image004O PEIXE

O peixe foi um símbolo muito importante na vida dos primeiros cristãos. Surgiu na época da formação das primeiras comunidades cristãs Quando Jesus já não vivia mais entre os seus discípulos, o Império Romano e outras religiões queriam acabar com o cristianismo. Mas os seguidores de Jesus não cederam às ameaças e continuaram reunindo-se, ensinando e vivendo o que Jesus havia dito.

Essas pessoas resistiram à perseguição e criaram um símbolo que identificasse a sua fé: o peixe. Este símbolo foi escolhido porque a palavra PEIXE, em grego, é um acróstico de confissão de fé: “Jesus Cristo filho de Deus Salvador”. Esta foi uma das maneiras que aqueles cristãos utilizaram para continuar se encontrando, testemunhando a fé em Jesus e resistindo às perseguições.

Mas por que se costuma comer peixe na Sexta-feira Santa?

É apenas um costume, não é uma ordem de Cristo. O fato de não se comer carne com sangue na Sexta-feira Santa quer demonstrar o respeito ao sangue derramado por Cristo em nosso favor. Aliado a isso está o fato do peixe ter sido o alimento dado pelo próprio Cristo ao povo faminto.

O COELHO

clip_image006 O coelho, como símbolo da Páscoa, faz parte dos costumes trazidos pelos primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Para eles, a figura do coelho era muito significativa, pois na Europa a época da Páscoa coincide com o início da primavera.

Após um período duro de inverno, o frio começa a ceder espaço aos raios de sol, a neve derrete, dando lugar à alegria dos brotos novos de árvores e flores; os animais estão livres para deixarem seus abrigos, festejando a liberdade. Por isso, quando o coelho deixa a sua toca, é sinal que o inverno se foi e um novo tempo, bom e agradável, se aproxima. É primavera! Então as pessoas também estão convidadas a deixarem suas “tocas” e festejarem um novo e bom tempo: a Páscoa!

O coelho também é utilizado como símbolo pascal por ele ser muito fértil e de grande potencial multiplicador.

A figura do coelho entocado nos faz recordar o “inverno” dos discípulos, com as portas fechadas e com muito medo, após a prisão e crucificação de Jesus. Assim como para o coelho existe a esperança com a chegada da primavera, também para nós a esperança é concretizada com a ressurreição de Jesus Cristo.

A Páscoa nos convida a celebrar a primavera da fé, da esperança e do amor, no final definitivo do inverno de morte, de desespero, de injustiça e de ódio. É a vida que supera e vence a morte. Os cristãos são desafiados a multiplicar e espalhar a Igreja viva de Cristo por todo o mundo.

O OVO

clip_image008 

O  ovo, aparentemente morto, esconde vida dentro de si. É necessário que seja chocado para que, ao romper-se, dele apareça vida. Também Jesus esteve morto, guardando dentro de uma “casca dura” e sem vida - a gruta - até que, no terceiro dia, Deus rompeu essa casca, ressuscitando Jesus para a vida. Por isso, o ovo é símbolo de ressurreição da própria vida.

A tradição dos ovos de Páscoa também provém de países onde a Páscoa coincide com a primavera.

Você sabia?

· Que os antigos cristãos presenteavam-se com ovos verdadeiros, desejando uma nova vida às outras pessoas?

· Que os ovos coloridos mais antigos foram encontrados em torno de 1300 numa sepultura romano-germânica, em Worms, na Alemanha?

Que somente a partir de 1828 os ovos doces e decorados começaram a ser utilizados, com o desenvolvimento da indústria de chocolate?

(Extraído do Livreto “Páscoa - celebração da vida”)